29 de mar. de 2009

CARACTERÍSTICAS DE UM VENCEDOR







Passagem Bíblica: Marcos 5.25-34

Memorizar: Salmo 37.3


Introdução
Para que uma pessoa vença os obstáculos que aparecem em seu caminho e conquiste a realização dos seus objetivos, é preciso observar certas características especiais. Ninguém se torna um vencedor se não lutar e não demonstrar coragem para enfrentar as situações difíceis.
ALIMENTANDO SONHOS
O sonho é a primeira característica que observamos na mulher que sofria de fluxo de sangue. Ela alimentava o sonho de que seria curada. Afinal, o que é sonho? É uma aspiração, um desejo intenso de chegar a um ideal, a um objetivo. Os sonhos são conseqüência de pensamentos ou idéias.
As Três Dimensões do Ser Humano
O ser humano é constituído de espírito, alma e corpo. Para alcançar a realização do seu sonho, ele necessita passar pelas três dimensões: material, psicológica e espiritual. Na área psicológica, o homem sonha em ajudar outras pessoas, abençoar famílias, compartilhar suas idéias e experiências, ser uma pessoa solidária e generosa. Mas, quando o homem investe seu tempo ou seu dinheiro em benefício do Reino de Deus e, entre tantas coisas, ajuda nos trabalhos de sua Igreja, coopera com suas ofertas para o departamento de missões etc., ele entra na dimensão espiritual.
Sonhos Realizados
A Bíblia cita o exemplo de Davi que realizou seus sonhos: “morreu em boa velhice” ICrônicas 29.28. Davi sonhou com a construção do templo, onde colocaria a arca que era o símbolo da presença de Deus. E da esperança de Jerusalém.
Não Deixe Seus Sonhos Desvanecerem
É possível que você não queira dar asas aos seus sonhos por se considerar idoso. Mas, lembre-se de que Calebe, mesmo com 85 anos de idade, deu expansão aos seus sonhos: queria entrar na terra que lhe fora prometida. (Josué 14.9-10). Com essa idade, ele recebeu a herança prometida por Moisés e ainda lutou para expulsar os gigantes que moravam na propriedade que passou a lhe pertencer.
Compartilhe Seus Sonhos
É importante sonhar! Porém, é preciso que você compartilhe os seus sonhos com alguém. Compartilhe com sua esposa para que ela possa interceder, clamar em oração, a fim de que nenhum mal impeça sua vitória.
USANDO ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR O ALVO
Muitas pessoas têm consciência de onde querem chegar, mas não se dedicam a elaborar planos de ação e estratégias. Esquecendo dos imprevistos que poderão encontrar durante a execução de seus projetos. É preciso ter ação, estratégia (repetindo: é preciso ter ação, estratégia e, isto não se faz com emoção, mas com inteligência e racionalidade.
A Estratégia do Profeta
Quando Davi cometeu o adultério e homicídio (II Samuel 11;12.1-15), Deus enviou o profeta Natã até o palácio para denunciar o rei. Inteligente e estratégico, ele propôs uma parábola, ele comparou o rei a uma personagem da mesma. O rei reconheceu o seu pecado.
Uma Estratégia Orientada por Deus
Quando Deus mandou que Samuel ungisse Davi como rei, ensinou-lhe uma estratégia para concluir a missão sem que o rei o repreendesse. Samuel perguntou a Deus: “Como irei eu? Pois ouvindo-o Saul, me matará. I Samuel 16.2. Deus lhe respondeu: “Diga que está indo sacrificar.”, o que não era mentira, pois ele estava indo também fazer sacrifícios (I Samuel 16.1-3).
Acredite no Poder de Jesus
Nossa incredulidade nos impede de receber as bênçãos de Deus. Duvidamos de que Ele faz o impossível. Jesus não parou a multidão, nem mandou abrir caminho. Coube à mulher do fluxo de sangue o trabalho de ir até Jesus para ser curada. Você deve usar a mesma fé dessa mulher para ir até Jesus.
CONCLUSÃO
Para você conquistar a vitória, precisa saber quem você é, conhecer o seu limite. Para explorar o máximo de seu potencial, você precisa conhecer e superar as suas deficiências, dar mais atenção e reforçar a área vulnerável de sua vida. No entanto, há momentos em que, por mais que você tenha entusiasmo, sonhos e desejos, seu limite humano não permite que você avance. É nesse momento que Deus entra com providência.


Compilado e preparado pelo Pr. Cyro Pereira do Lago, com base exclusivamente Bíblica e finalizade de instruir, edificar e solidificar sua alma nos Caminhos do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário