8 de abr. de 2009

GRANDES LUTAS, MAIORES VITÓRIAS






GRANDES LUTAS, MAIORES VITÓRIAS
Passagens Bíblicas: Romanos 8.31,32;35-39; II Coríntios 2.14-16 Memorizar: Isaías 59.19b
Introdução
Deus cuida de seu povo, porém há o questionamento, o porquê das adversidades. As tribulações atingem os crentes com muita freqüência. Todavia, aquele que confia no Senhor sabe que o mal sucumbirá diante do poder de Jesus. O importante é a confiança que se deposita em Jesus e a certeza de que quanto maior é a luta, maior será a vitória (I Coríntios 15.57).
DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS
Nada acontece em oculto para Deus. Ninguém possui condições de fugir der Sua presença, de esconder-se d’Ele (Salmo 139.1-2). Também Deus não está indiferente às situações da vida humana. Ele consente que as coisas aconteçam (Salmo 66.10-11; Jó 6;17-18), porque Ele tem propósitos para todas as coisas, segundo seu querer (Isaías 45.5-7). Deus determina e regula a intensidade das provas e o tempo de duração dos mesmos (Jeremias 46.27-28).
DEUS USA VÁRIAS MANEIRAS PARA ENSINAR O HOMEM
Deus não tem o propósito de destruir o homem (Ezequiel 18.32). Pelo contrário, Seu amor é tão intenso que, mesmo o homem vivendo no pecado, continua sendo alvo de Seu amor e da Sua misericórdia. Entretanto, a santidade de Deus é tão profunda, tão sensível que Elenão suporta o estado pecaminoso em que o homem vive. Por essa razão, o homem sofre as conseqüências dos seus erros. Por mais que o homem se esforce para se tornar perfeito, muitas vezes é levado a ceder à tentação porque tem em si mesmo a tendência para pecar, a natureza pecaminosa (I João 1.8-10). Não estamos aqui falando em situações que levam à morte (I João 5.16), isto é, a separação total de Deus, mas, em faltas praticadas em decorrência da fraqueza do ser humano (Romanos 7.14-23), isto é, a constante da carne contra o espírito (Eclesiastes 7.20).
A Disciplina Divina
Muitos são os motivos pelos quais Deus disciplina Seus servos. a)- Disciplina por erros cometidos – Errar significa transgredir, perder de vista o alvo certo. Praticam-se muitas faltas no dia-a-dia. Por essa razão, Deus está sempre disciplinando Seus filhos. Tudo faz com o desejo de corrigi-los, de fazê-los voltarem atrás e se arrependerem do mal praticado (Apocalipse 3.19); Atos 17.30) e, também para que cresçam na fé e na confiança. Às vezes, a luta vem por falta de vigilância (Gênesis 3.6; 16-19).a)- Quanto às perseguições – No passado, a Igreja de Jesus Cristo sofreu terríveis perseguições. Os cristãos foram provados na fé com muita severidade. Muitos deles pagaram a sua fidelidade com sacrifício da própria vida, mas permaneceram firmes até à morte. As perseguições aos verdadeiros crentes continuam até hoje, porém, de maneira velada,, sutil: o preconceito, as injustiças, a porta que se fecha, as oportunidades negadas, a intolerância, as críticas abusivas, enfim, os meios mudaram; mas de qualquer forma, os princípios são os mesmos. Satanás continua com seu intento de minar a fé dos filhos de Deus (II Timóteo 3.12).a)- Os males naturais – Muitas vezes, o crente também sofre em conseqüência de fenômenos da natureza. Uma enchente, um desabamento, terremoto, chuvas torrenciais, erosões, maremotos. Isso porque tudo o que acontece com o ímpio, também acontece com o cristão (Provérbios 11.31).
COMO ALCANÇAR A VITÓRIA
Para que as aflições terminem com vitórias, é necessário que o crente esteja seguro de algumas situações que são imprescindíveis em sua vida, como foram na vida dos heróis da fé, em particular, na do apóstolo Paulo (Filipenses 4.19).Ter a certeza de que o Senhor é o seu Deus – Isso nos leva a entender que existia entre o apóstolo e o Senhor um relacionamento muito íntimo, pessoal, familiar: “O meu Deus.” Ele não fala de uma pessoa distante, que faz uma visita esporádica, ou que se lembra quando em vez do amigo. Esse sentimento de posse indica aproximação, estar por perto em todos os momentos.Reconhecer o poderio de Deus (I João 2.15) – Não existe nada impossível, muito menos difícil para Deus, porquanto Ele é Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra (Apocalipse 10.6). O poderio, as riquezas, as possibilidades de Deus são imensuráveis. Só um Deus extremamente rico pode suprir todas as necessidades de Seu povo. Um dos nomes pelo qual Deus é conhecido é Jeová Jiré, que significa “O Senhor de Provê.” (Gênesis 22.8)A Vitória do cristão não é pequena – O apóstolo Paulo disse: “Ele suprirá todas as vossas necessidades em glória...” Filipenses 4.19. Glória significa: preciosidade, abundância. Entenda, pois, que a sua vitória é grande porque não traz benefícios só para você. Outros também participam. Muitos cristãos perdem a vitória porque fixam o olhar, o pensamento e a expectativa apenas na luta. Então, ela se torna muito maior. Mas, a Palavra de Deus diz: “Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.” Isaías 59.19. Pense em um rio cujas águas foram aumentadas por uma enchente. As águas descendo com toda a força da correnteza. De repente, surge um paredão que intercepta aquele volume de água, fazendo-a retroceder. O cristão deve fixar o olhar não na correnteza, nem no volume de água (que representa a luta), mas no paredão, como diz o versículo, a bandeira que o Espírito Santo coloca para deslocar a fúria do inimigo.O segredo da vitória está na fidelidade do cristão – As necessidades do cristão são supridas em glória por Cristo Jesus. Existe uma reciprocidade entre Jesus e seus servos (João 15.7). Este é o grande segredo. A fidelidade do cristão deve ser constante, permanecer por todo o tempo, a cada dia, mesmo que tudo esteja escuro, como se o crente estivesse em um túnel sem enxergar a saída.Em lugar de murmurações e medo, o louvor – O cristão que é fiel ao Senhor sente prazer em louvá-Lo. Salmo 147.1 como disse o salmista: “é bom cantar louvores ao nosso Deus, isto é, agradável, decoroso é o louvor.” O louvor faz bem à alma e ao espírito. Traz alegria, paz tranqüilidade interior. Ao contrário da murmuração que excita, irrita e adoece. O medo em excesso, por sua vez, traz descontrole emocional, insegurança. O louvor do crente em meio às tribulações, confunde o descrente e afugenta satanás.Crente convicto é crente vitorioso – O cristão deve estar com a fé firmada em Cristo mesmo que lhe sobrevenham as piores lutas. Os terríveis ataques provocados pelos servos do mal não poderão separar o crente do amor que ele sente por Jesus. Existe uma certeza indizível, inexplicável no coração do servo do Senhor. Essa certeza está baseada na prova de amor que Jesus demonstrou ao entregar a si mesmo através daquele horrendo sofrimento que culminou com a Sua condenação e, por fim a morte na cruz (Filipenses 2.7-8). Que amor insondável!!!. Cada crente deve fazer suas as palavras do apóstolo Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada.” Romanos 8.35. Nada poderá separar o crente desse amor tão sublime, tão verdadeiro. O crente é vitorioso em todas as coisas por aquele que demonstrou o Seu amor (Romanos 8.37). E, no final, quando tudo terminar, ainda assim, o cristão é mais que vencedor porque a sua esperança não está somente nesta vida, mas sim na vida eterna, com o seu Salvador. O apóstolo também afirmou: “Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” II Coríntios 15.19.
CONCLUSÃO
A vida do cristão é constantemente desafiada pelas ciladas do maligno. Ele procura por todos os meios embaraçar os passos dos servos de Deus, desanimando, enganando, desestimulando, criando situações difíceis. Ele veio para isso mesmo (I Pedro 5.8). Porém, nada dessas coisas poderá roubar a fé dos servos de Deus. Os desafios devem ser encarados com resistência e com confiança na Palavra de Deus que diz: “Que diremos , pois, a esta coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8.31. Cada cristão seja, pois, um soldado valente, destemido, confiante que o“Espírito arvorará a sua bandeira” protetora e dará condições para o servo de Deus vencer o mal.


Mensagem tirada do site:


9 comentários:

  1. Olá bom dia!!!
    Adorei seu blog,
    estar na presença do senhor é a melhor coisa!!!
    A paz do Senher Jesus e uma linda semana

    ResponderExcluir
  2. "O caráter e a inteligência
    podem impressionar as pessoas,
    mas é o amor que damos a alguém, que nos fazem brilhantes,
    e inesquecíveis em sua vida.
    Porque o amor, torna as pessoas indispensáveis.
    Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração
    ou acordar a esperança em alguém, precisa se lembrar de uma coisa,
    as pessoas se alegram com a sua inteligência,
    apreciam o seu caráter,
    mas precisam mesmo é do seu amor!"

    Graça e paz!

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei minha flor,minha amiga e irmã querida!O seu testemunho está lá na sala especial! E vc está bem?Deu uma sumidinha,já fico preocupada!rsrs Mas Deus está no controle de td.Amo vc.Te ofereço um selinho que ganhei da Sandra Veneziani.É lindinho d+."O amor de Deus nos uniu".Pega lá tá?Tenha um abençoado FDS.bjns
    http://manancialdeamor.zip.net/

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de comentar sobre este post.Eu passei por um luta mt grande esses dias.Pensei em desistir.Me caluniaram,inventaram mentiras,passaram emails pela net inteira,me defamando.Coisas que não fiz e jamais faria.Mas fui perseverante,lutei,provei a minha inocencia,"para os que me interessavam".E hj estou novamente de pé e firme.Continuando a caminhada para a qual Deus me escolheu.Glória a Deus.Até postei a letra e o vídeo da música "marca da promessa".Tentaram,mas não conseguiram me derrubar.Isso é porque sou benção,faz parte da obra do inimigo tentar contra quem é de Deus.E vc já percebeu que esse danado,usa pessoas que a gente gosta prá nos fazer mal?rsrs Mas Deus está no controle e não nos deixa fracassar.Fique firme irmã.Somos mais que vencedoras,em Jesus!bjns

    ResponderExcluir
  5. Oi minha irmã e amiga querida.Viu só o que a uol fez comigo?Tava lá ,tudo bonitinho,seu testemunho e de outros.Aí a bendita uol,deletou tudo sei lá por que!Pode?Mas já fiz outors e estou fazendo o seu de novo.Volta lá ,hoje mesmo vai ficar pronto tá.Obrigada pelas lindas palabras.Vc é uma grande e verdadeira amiga.Tenha uma semana repleta de bençãos.Para mim ,3ª feira é feriado,não sei aí.Mas se não for,faça vc o seu feriado.rsrs Bjns

    ResponderExcluir
  6. Oi amada irmã! Vim retribuir a sua visita lá no meu Blog dos Últimos. Perdão pelo atraso! Olha, obrigada pelo selo "Este blog é de mãos dadas com Deus". Eu levei este selo e também o seu link que o coloquei lá na seleção dos meus blogs amigos. Se puder e quiser me linkar, ficarei muito agradecida irmã! BOA SEMANA NO AMOR DE DEUS!!!

    Claudia Sunshine
    http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Graça e Paz!Quero parabenizá-la por seu Blog. Foi realmente de grande ajuda para o estudo de célula com esse tema. As passagens bíblicas,a explicação(uma aula de homilética),vejo que sua sabedoria ,seu entendimento vem de Deus.Continue sendo boca de Deus para todos que precisam .Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Graça e Paz!Quero parabenizá-la por seu Blog. Foi realmente de grande ajuda para o estudo de célula com esse tema. As passagens bíblicas,a explicação(uma aula de homilética),vejo que sua sabedoria ,seu entendimento vem de Deus.Continue sendo boca de Deus para todos que precisam .Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Graça e Paz!Quero parabenizá-la por seu Blog. Foi realmente de grande ajuda para o estudo de célula com esse tema. As passagens bíblicas,a explicação(uma aula de homilética),vejo que sua sabedoria ,seu entendimento vem de Deus.Continue sendo boca de Deus para todos que precisam .Obrigada!

    ResponderExcluir