19 de dez. de 2011

Zaqueu - O que procurava


E [Zaqueu] procurava ver quem era Jesus (Lucas 19:3)
Jesus Cristo veio a Jericó onde Zaqueu, rico cobrador de impostos, vivia. Mas a riqueza dele não lhe trouxe respeito. Naquela época, os que trabalhavam em posições oficiais contratados pelos romanos e tiravam vantagem de seus concidadãos, estavam entre as pessoas mais desprezadas  pelo povo. Portanto, Zaqueu não conseguia ser feliz de verdade, apesar de ser rico. O que o incomodava de verdade não era a rejeição, mas o fardo que  carregava: sua culpa diante de DEUS.
Agora o Senhor Jesus estava na cidade. Zaqueu ouviu falar dELE; todos comentavam  sobre seus milagres. Mas nem isso o interessava em particular, ele simplesmente tinha de saber quem era Senhor Jesus. O Senhor pregava o perdão dos pecados  e não evitava os coletores de impostos e pecadores.
 Será que era q esperança para gente como Zaqueu? Será que sua vida arruinada podia ser colocada em ordem? Essas eram questões e nas quais ele precisava de certeza. mas não foi tão fácil: havia uma grande multidão cercando o Senhor, e , além disso, Zaqueu era muito baixo, então correu e subiu em uma árvore. isso lhe dava uma visão melhor do Senhor Jesus e o possibilitaria  ouvir  suas palavras . a folhagem da árvore o escondia e, assim, não chamaria a atenção de ninguém.
esse era Zaqueu, um homem que procurava paz e perdão. será que tinha algum plano para encontra-los? o senhor jesus poderia ajuda-lo?  o senhor daria atenção aos odiados pelo povo?



E quando Jesus chegou aquele lugar, olhando para cima, viu-o disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa (Lucas 19:5)


Quando alguem começa sinceramente a procurar o Senhor Jesus e o perdão dos pecados, fica claro que ele mesmo a muito tem sido o procurado pelo Senhor. Zaqueu estava à procura do Senhor Jesus. E o Salvador o procurou, e o achou em seu esconderijo. Nunca tinham se encontrado antes, no entanto, o Salvador o conhecia pelo nome.
O Senhor Jesus sabia onde Zaqueu estava e que tipo de homem era. mas agora Zaqueu descobriu quem  Jesus era: O senhor, que sabia seu nome e, desconsiderando a opinião publica, desejava estar  na casa desse publicano. O Senhor Jesus falou pra Zaqueu descer depressa. O Senhor certamente certamente era o Redentor tão esperado por Israel, o messias  capaz de mudar definitivamente  sua vida! A multidão de hipócrita começou a murmurar disso, mas o Senhor veio expressamente para salvar o perdido, como declarou o proprio Zaqueu: " Hoje veio salvação a esta casa.....Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido"( vv 9-10).  
Se Zaqueu não se considerasse um perdido, se não respondesse`a ordem urgente de descer depressa, teria jogado uma chance eterna, pois o senhor nunca mais voltou a Jericó.
A paz entrou em seu coração e sua historia se tornou fonte de esperança para milhões de pessoas atraves dos seculos.
Ele procurou e acabou encontrando algo que nem seus mais ousados sonhos imaginou encontrar: O SALVADOR DE ISRAEL!!


Créditos:  Boa Semente

Nenhum comentário:

Postar um comentário